Santo Antônio do Monte é uma cidade pequena e, como convém às cidadezinhas, tem cheiro de dama-da-noite e poeira. Numa tarde, em frente à casa da minha madrinha, conheci minha melhor amiga de infância, e ela me ensinou a colecionar pedrinhas diferentes que íamos caçando pelo chão. Eu tinha medo do homem do saco, que sequestrava as crianças. Ele morava na cidade e se escondia; mas ao mesmo tempo, naquelas terras de Minas, sempre fui solta, como uma pipa – sempre um cata-vento. Minha avó fazia comidinhas com nome engraçado: “joão-deitado”, “mentira”, “fubá-afogado”… Água, a gente encontrava nos rios amarronzados, era subir na carroceria do caminhão do tio com muitos primos e ir pra roça se aliviar do sol. Num desses passeios, peguei “vento” no olho pela poeira que vinha ali de cima do caminhão. Meu avô me benzeu com um raminho de planta. E eu tinha fé nele, na sua pele trincadinha.

9 comentários em “

  1. neusa melo disse:

    Fiquei com saudades tambem… Adorei

  2. neusa melo disse:

    Fiquei com saudades tambem!!!! Adorei..

  3. Aquela pele trincadinha de quem tem toda a sabedoria do mundo ali, em cada risquinho.

  4. Anônimo disse:

    também gostei a fluidez da palavra faz a gente esperar mais coisa…

  5. Anônimo disse:

    Dei uma passadinha, li e adorei.
    Sabor de comida caseira, feita por mãos hábeis.

  6. Helô Beraldo disse:

    Que bonito, Li! :)

    Vou colocar seu link lá no café, vou servir junto como biscoito da sorte.

    Beijos, sôdadim d’ocê.

    • Lilian Aquino disse:

      Eba, Helô!

      Sala + café combinam muito! Você já tá linkada aqui também. :)

      Vamos tentar aquele encontro, uma hora sai!

      beijo grande

  7. Saudades deste época. :-)

Deixe um comentário

